Seguidores

segunda-feira, julho 05, 2010

O silêncio na adoração

Texto: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra”. Salmo 46: 10.

A maioria das vezes em que se fala da adoração se menciona as respostas bíblicas a Deus, e as Escrituras nos chamam a aplaudir, cantar, bailar, gritar e exaltar a Deus de todo coração, entre outras coisas. Um aspecto quase esquecido da adoração coletiva é o silêncio. E muitos de nós temos o hábito de encher cada momento tocando durante as introduções, transições, orações, etc. (obs.: estes toques não significam ser necessariamente toques musicais, mas toques do recôndito da alma que lampejam nosso ser à inquietude parcial e quase total).

Andrew Hill nos disse: “O silêncio da adoração é tão importante como o ruído da adoração... O silêncio na adoração cristã é valioso porque perturba e leva ao convite à adoração. Nos sentimos incomodados, e já não temos mais o controle”. Que afirmação poderosa de Andrew Hill, quantos de nós nos sentimos incomodados por alguém que não falou absolutamente nada e nos levou a despertar a verdadeira adoração através do silêncio. Porque será que só somos levados a verdadeira adoração quando as coisas nos levam a fugir do controle das nossas mãos, a verdade é que muitas vezes nós queremos ser “pequenos deuses” e segurar tudo na nossa mão, o que é impossível para o ser humano porque é débil, fraco, limitado e mortal. Que a nossa oração seja: “Deus, receba a nossa adoração através do silêncio, não podemos fazer absolutamente nada, mas o Senhor tudo, faça o que tu queres fazer, para honra de Deus Pai”.
W. Tozer (o mesmo autor de alguns dos livros que vocês da mocidade me entregaram como presente no acampamento) escreveu concordando o dito acima por Hill: “Ao perder o silêncio da majestade, perdemos o temor religioso e a consciência da Divina Presença. Temos perdido nosso espírito de adoração e a capacidade de retirar-nos intimamente para encontrar a Deus no silêncio da adoração”. Espero que esta pequena reflexão venha figurar uma reação precisa e concisa de todos nós para com Deus. É hora de calar, de aprender com o silêncio, como a cantora Cassiane diz ”Quando Ele fica em silêncio é porque está trabalhando”. Afinal, Deus trabalha para aqueles que NELE confia, esperemos em DEUS, só assim iremos triunfar na batalha.
João Paulo – Missionário filadelfiano no Uruguai.

Um comentário:

leo araujo disse...

quando li isso, a impressao que tive foi que tu estava na minha frente falando isso Paul. Tenho saudades de ti mano, tô contigo ainda que distante. Abraço!