Seguidores

quarta-feira, novembro 11, 2009

Tenebrae

Soube que um certo apagão deixou 10 estados brasileiros em fatídica situação tenebre. Soube também que o Lula da Silva deu uma entrevista dizendo que  iria saber o motivo do ocorrido, até porque assim também respondeu o ministro Edson Lobão que seria a pessoa mais indicada para responder.

Observando que o Brasil é possuidor de uma das mais seguras e modernas instalações hidroelétricas do mundo me admirou passar por segunda vez isso neste ano.



Na verdade essa notícia me lembrou uma cerimônia medieval da igreja católica e anglicana conhecida como "Tenebrae". Não sou a pessoa mais apta para falar detalhes dela mas é assim...


Começa a cerimônia com 15 velas acesas em dois candelabros de 7 velas cada e um no meio com 1 vela. Daí, recita-se salmos e versos de Lamentações de Jeremias e entre as leituras se cantam antífonas e apaga-se uma vela após cada antífona cantada. Vai apagando até que sobre somente uma vela no meio, representando Cristo como a luz da igreja.

A cerimônia em si é SINISTRA, mas tem um fundamento doutrinário e didático. É como se você ensinasse seu filho a dirigir um automóvel usando um carrinho de brinquedo, o brinquedo nunca terá a mesma proporção que o veículo realmente tem. Assim são essas cerimônias, elas são belas e emocionantes mas nunca tem proporção da realidade. Jesus como Luz da igreja é um ato de auto-negação integral, tornando irrelevante todo e qualquer brilho humano. Também é um compromisso com Mateus 5.14-17, se somos a luz do mundo devemos ter nossa fonte em Cristo e somente em Cristo, e não apropriarmos confiança em nenhum diploma teológico ou de qualquer outra formação(não estou desqualificando o estudo mas exaltando o ensino pelo Espírito).


Lembrança: há algumas semanas atrás tivemos a reunião de oração da mocidade à luz de celulares. =)
Vídeo da cerimônia [TENEBRAE]

Ass.: Sal.

Nenhum comentário: