Seguidores

terça-feira, abril 27, 2010

Tema: A Ceia do Senhor.

Texto: I Coríntios 11: 23 a 26.

Vemos hoje uma grande banalização praticada por parte dos jovens de levarem “pelas coxas” as coisas do Senhor, aonde muitos vão às reuniões praticarem seus atos litúrgicos ou para “ver a galera” e se esquecem do principal, ter comunhão com o Senhor e a rotina de ida e vinda à igreja acaba “estafante” virando uma “monotonia”. A Ceia é a expressão pública do Corpo de Cristo com relação a Seu Senhor, deveria ser um transbordar do interior do Corpo para o exterior, ou seja, para o mundo, mas acaba que não passa mais isso, pois o ato da “confissão de pecados”, principal recordatório seguido da lembrança do sacrifício de Cristo não tem sido mais praticada pelo “Corpo” porque a nossa mente anda muito “cauterizada”. Essa contínua falta de prática nos faz acomodar e quando tem uma Ceia, ficamos procurando pecados para confessar e não achamos porque não praticamos a confissão e não temos a devida intimidade com Cristo. Estou dizendo isso porque neste mês, nos tantos lugares que fui ao Uruguai, simplesmente participei de três ceias em três lugares diferentes e vi o quanto tem sido real estes fatos. Como o apóstolo Paulo não perdeu a oportunidade, desejo também não perder esta oportunidade procurando trazer esta singela mensagem a vocês, leitores do blog.
O capítulo 11 da primeira carta de Paulo aos Coríntios fala sobre a ética pessoal e o correto manuseio da Igreja com relação às coisas do Senhor. Nesta mensagem devemos focar especificamente as instruções a respeito da Ceia do Senhor. Paulo, o apóstolo quando escrevia sua primeira carta aos Coríntios os orientava para se comportarem adequadamente na celebração da Ceia. Paulo queria transmitir aos seus ouvintes, leitores e irmãos a tremenda seriedade do tema da Ceia.

No versículo 23, ele enfatiza o próprio exemplo de sua vida, pois estava recebendo do Senhor o que tinha de ensinar à igreja. Se Cristo já havia completado sua obra na terra, restava a Paulo, simples servo, principal dos pecadores (declaração feita por ele), transmitir o Evangelho ao povo. Isso demonstrava a comunhão direta e íntima dele com Cristo com clara submissão e obediência à voz de Deus, deixando suas emoções de lado e passando a ser porta voz direto da boca de Deus. Antes, ele tinha sido um homem que seguia sua religião, seus costumes e pensamentos e agora a realidade era outra, ele era uma nova criatura em Cristo. Antes, o Seu Senhor era a Religião, agora o Seu Senhor era Cristo com sua Presença Real.

No versículo 24, Cristo, ao partir o Pão deu graças, demonstrando que Ele é o Pão Vivo que desceu dos Céus para estar conosco e nos redimir da perdição eterna. Como o pão físico é aproveitado para a saúde do ser humano, assim também o Corpo de Cristo foi entregue na cruz para perdão de pecados visando à saúde espiritual de cada crente. Nós, jovens, temos banalizado a Ceia do Senhor, não temos dado o verdadeiro valor a ela e a nossa saúde tem estado debilitada ou fragilizada e a igreja tem sofrido muito os efeitos. Nós deveríamos dar o melhor a Deus e muitas vezes entregamos o pior ou a sobra. Isto não é uma má atitude, é uma “horripilante” atitude. Não somos mais santos que ninguém, Cristo é que mede o nosso nível de espiritualidade e não nos mesmos, o mérito não é nosso, é dele, e ainda que entreguemos tudo a Cristo é pouco, pois Ele quer mais. Devemos estar insaciáveis diante de Cristo querendo mais e mais dele a fim de que o pobre, o pecador, o perdido, o desesperado, o mendigo nos veja e nós ajudemos na nossa pequenez.

No versículo 25, vemos o vinho, figura do sangue de Cristo que foi derramado para nossa salvação. Despertemos, despertemos e despertemos, Cristo está entregando seu pacto selado, os tributos da sua vitória a nós e nós não temos visto, as suas bênçãos mil então à nossa disposição e nós, o que temos feito?
Cada ceia anuncia que Cristo virá para buscar o seu povo pecador, mas arrependido, como “noiva ataviada”. Até este dia, nossa missão é de proclamar o Evangelho e vivar a novidade de vida que Cristo nos proporciona. Desfrutemos dessa presença gloriosa e escancarada e sejamos vitoriosos.

João Paulo
- Missionário no Uruguai.

Nenhum comentário: