Seguidores

domingo, maio 02, 2010

Traumas

         
Ouvi dizer que quando se tem um trauma é sempre bom conversar sobre o assunto para se libertar, tipo um rito de passagem. Isso deve ser história de algum terapeuta ou livro de auto-ajuda.
Não acredito em terapia, não acredito em psicanálise, apesar de entender que os contos de fadas não são histórias para crianças, não acredito em livros de auto-ajuda. Mas como já tentei de tudo e estou desesperado vou acatar a sugestão e me abrir com vocês.
Meu trauma é porta giratória. Não consigo controlar meu desespero quando tenho que ir ao banco. Tento evitar ao máximo nossos encontros. Minha conta é débito automático e quando preciso de dinheiro vou a uma agência que tenha caixa rápido do lado de fora.
Suspeito que o fato de elas travarem não tem nada a ver com metais. Na verdade elas são programadas para barrarem suspeitos.
Geralmente quando vou ao banco estou de bermuda, capacete na mão e uma mochila enorme nas costas. Prazer, meu nome é Diogo, meu sobrenome é suspeito.
O pior não é a porta travar, o pior é a expectativa de ela travar. Quando essa expectativa é confirmada todo mundo olha para você na esperança que você não seja sobrinho do Bin Laden ou afilhado do Beira Mar.
Duas coisas me preocupam bastante:

Primeiro qual a utilidade de uma porta giratória em um assalto ao banco, se elas não são blindadas?
Fico imaginando um assaltante muito educado indo ao banco. Ele chega de terno e gravata, que é para não ser barrado por ser suspeito, coloca sua arma e seu celular naquela caixinha que faz a gente pensar que é por causa do metal, atravessa a porta com a certeza que não tem nenhuma moeda no bolso, rende o guarda, que nunca suspeita de gente de terno e gravata, pega o dinheiro e sai pela porta com a arma na mão.
Minha segunda preocupação é com o cara que inventou a porta giratória. Fico imaginando que ele seja alguém acima de qualquer suspeita. O cara que sacaniou todo mundo com esse invento que não barra um tiro de 22 deve passar por todas as portas giratórias do mundo sem nunca precisar ter tirado uma moeda do bolso. Ele deve ter programado todas as portas giratórias para reconhecer a sua pessoa.
O que passa na cabeça de um cidadão que inventa uma coisa que vai atrasar e estressar a vida de todo mundo, exceto a do assaltante é claro, porque esse nunca passa pela porta, geralmente ele da um tiro na parede da porta giratória, que também é de vidro não blindado, e faz seu serviço rapidinho.
Depois de me abrir com vocês não me sinto aliviado e ainda tenho que ir ao banco hoje à tarde. O pior é que me lembrei que o blog é evangélico e esse texto, aparentemente, não tem nada a ver com Deus. Agora me sinto com a consciência pesada. Por tanto vou tentar fazer uma analogia um pouco forçada. Vamos lá:
Porta giratória me lembra Mateus 7:23, quando Deus vai dizer: ...nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. Imagino nesse momento uma grande porta giratória celestial blindada, e toda aquela cambada de fariseus, acima de qualquer suspeita humana, achando que estão subindo sem nenhuma moedinha de pecado e perdição no bolso, e quando eles menos esperam penhnh (não consigo lembrar o barulho da porta travando, na verdade não sei se tem um barulho. Então entenda a expressão penhnh como uma onomatopéia que imita o som de uma campainha antiga, tipo aquelas que têm em casa de vó).
Agora quando leio Mateus 7:13 – Entrai pela porta estreita – acrescento a palavra giratória para entender bem o grau de dificuldade que é passar por ela.
Porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição..., Acabei de perceber que no inferno não tem porta giratória. Porta larga deve ser tipo aquelas que têm no shopping que já tá abrindo só de a gente chegar perto.
Acho que essa analogia não foi nem um pouco forçada, na verdade ela faz todo sentido. Eu já tô até me sentindo mais aliviado.



P.S.: O Diogo me perdoe a invasão mas isso me lembrou um vídeo que fizeram no Rio sobre o preconceito nas portas-giratórias que foi postado aqui há alguns meses, veja aqui.
SAL

2 comentários:

Monica disse...

Começo,dando glória a Deus, pela palavra ministrada em seu coraçao Diogo, benção , irmão..Estas palavras nos faz ver, que enfrentar as portas;estreitas,giratorias, enfim as portas que certamente nos proporcionam uma certa dificuldade,são estas que nos levam mais perto da vontade do Pai! Entao porta giratoria owww! é de Deus rs.. fique na paz, agora vou ter voltar aqui neste blog, uai, fique na paz , Deus os abençoe sobremaneira!

Valentino Rossi disse...

porta giratoria é de Deus igual tirar carteira de motorista de primeira (uou!)