Seguidores

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Haiti – BOLOS DE BARRO PARA MATAR A FOME

No Haiti, onde três quartos da população ganham menos de US$ 2 por dia, e uma em cada cinco crianças padece de desnutrição crônica, o único negócio que prospera em meio a todo este cenário cinzento é a venda de bolinhos feitos de barro, óleo e açúcar, um quitute dos desesperados, que geralmente só é consumido pelos mais pobres.


“Eles são salgados, contêm manteiga e a pessoa não sabe que está comendo terra”, diz Olwich Louis Jeune, 24, que nos últimos meses tem comido com mais freqüência os bolinhos de barro. “Eles acalmam o estômago faminto”.

No chão imundo das ruelas da Citie Solei, os bolinhos acinzentados estão cuidadosamente ordenados em cima de um pano velho, contrastando com o desarranjo do bairro mais perigoso de Porto Príncipe. Parecem uma peça de artesanato local, assemelham-se a cinzeiros achatados, mas são alimento dos que não querem morrer à fome.

Fruto do desembaraço das mulheres que tiveram de aprender como enganar a fome dos filhos, os "bolinhos de barro" surgem expostos um pouco por toda a parte.
Sentadas no chão e abrigadas do calor por tendas feitas de paus e panos, elas amassam a argila e a gordura com a ajuda de um pouco de água imunda.

Quando ganha a consistência certa, ganha também o nome de "bolinho" e é posto ao sol para secar. E ali ficam, à disposição dos famintos e das moscas.

Sal.

Nenhum comentário: