Seguidores

segunda-feira, março 22, 2010

Dia Mundial da Poesia


Ontem me passou desapercebido o Dia Mundial da Poesia, parece que tem nos virado um hábito trazer-lhes sempre a notícia póstuma, como fizemos com o dia das mulheres e também o dia mundial de combate a violência doméstica. Mas como a poesia vive e o dia dela foi ontem eu traria primeiramente meus votos de sobriedade a quem lhe fixou um dia... a homenagem é linda mas não a estagnação.

"A poesia não tem um dia pois ela se move e vive, ela está a respirar este ar."

Os versos do sol, as rimas das pedras, o balbuciar do cuitelinho, o fragmento eterno e sem contexto dos anéis de Saturno. A poesia de Beowulf ou os versos de Sophia Andresen ou ainda a poética de Salomão em seus cantares tudo é bem vindo. O articular das palavras e os fonemas entre um ou outro fôlego revelam uma semelhança com Deus.

A imagem e semelhança do Criador, não poderíamos negligenciar esse carater poético. Deixo-lhes versos bíblicos, homenageando a senhora poesia:


A sanguessuga tem duas filhas: Dá, Dá.
Há três coisas que nunca se fartam, sim,
quatro que não dizem: Basta!


Elas são a sepultura, a madre estéril,
a terra que se não farta de água
e o fogo, que nunca diz: Basta!
Provérbio 30.15-16

Brota, ó poço! Entoai-lhe cânticos!
Poço que os príncipes cavaram,
que os nobres do povo abriram,
com o cetro, com os seus bordões.
Números 21.17-18

Findo com um salmo dos filhos de Coré e o link para a poesia da Marília Burjak já postada aqui e que merece ser lembrada. Abraço!

SALMO DOS FILHOS DE CORÉ (salmo 84)
1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!
2 A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!
3 O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!
[...]
10 Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade.
[...]
12 Ó SENHOR dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia.

Se tiver uma poesia para indicar, deixe-nos um comentário.

 Sal.

Nenhum comentário: