Seguidores

terça-feira, março 09, 2010

A mulher de Betânia

Texto: Mateus 26: 6 a 13.

Comemoramos ontem o dia internacional da mulher. Aproveitando esta oportunidade não poderia deixar de falar da historia da mulher de Betânia.


Um fato inicial que não pode ser desapercebido é que essa mulher não tem identificação na Bíblia, ela simplesmente é a mulher de Betânia. Muitos entregam as ofertas a Deus do que sobra e muitas vezes até o pior, mas esta mulher fez o diferente, entregou tudo o que tinha, derramou um perfume que valia 300 denários (equivalente a trezentos dias de trabalho). Se colocarmos isso em nossa moeda, levando em conta o trabalho braçal de um trabalhador comum que ganha 20 reais por dia, o valor seria 6000 reais. Se fosse hoje, essa mulher simplesmente estaria derramando 6000 reais nos pés do Mestre. Você seria disposto a derramar um perfume de 6000 reais nos pés de Jesus. Podemos perceber também que ela era uma serva que ocupara o seu tempo e o seu recurso para agradar ao Mestre. A grande pergunta que Deus faz é: Aonde está a demonstração da minha honra através dos meus servos? O grande x da questão é: Seu tempo e seus recursos estão sendo bem aproveitados na Seara do Senhor?

Ela entregou toda a sua fortuna a Cristo, como satisfação ao amor, paixão e perdão recebidas pelo Mestre. Judas fez o contrário, entregou Cristo por 30 moedas de pratas, porque para ele Cristo valia só 30 moedas de prata. O obscurecimento foi revelado porque nele havia ganância e avareza. Isso nao deve estar presente em nós, pois ofusca a nossa visão do Reino de Deus. A mulher de Betânia não deixou passar sua oportunidade. Devemos ter a mesma visão desta mulher, ou seja, devemos entregar o “todo” para Ele e tentar enxergar as coisas além do alcance de modo a transvisionar para os nossos colegas “servos” que a obra não deve ser encarada como necessidade, mas como oportunidade a fim de ser aproveitada para alcançar o alvo pré determinado.

As mulheres têm muito a nos ensinar porque elas demonstraram isso no ministério de Cristo. Lucas, o apóstolo, não perde tempo e procura descrever como as mulheres ajudaram Cristo no seu ministério com seu tempo, talentos e bens. À semelhança desta mulher, tomemos as atitudes dela como exemplo. 

Honremos as mulheres. Honremos ao Senhor. Parabéns, mulher, pelo seu desprendimento na obra do Senhor. Parabéns a todos que procuram ser como a mulher de Betânia.

João Paulo

2 comentários:

diogo vieira disse...

mano q texto!gostei muito mesmo, so nao chorei pq sou homem (brincadeira)
nao sabia q 300 denários = 6000 reais, essa informaçao nos faz reler o texto da mulher de betânia com mais cuidado.
...a obra não deve ser encarada como necessidade, mas como oportunidade...
essa frase mexeu comigo, preciso rever minhas atitudes.
e, a proposito...
acho q a resposta, infelizmente ainda é nao.

diogo vieira disse...

so pra registra:
adorei a charge